0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Prevenção a infecções hospitalares: 5 medidas para adotar

06/06/2022
Prevenção a infecções hospitalares: 5 medidas para adotar


Prevenção a infecções hospitalares: 5 medidas para adotar

As infecções hospitalares são um dos maiores problemas em relação às unidades de saúde

Como implementar estratégias eficazes que as previnam?

Algumas medidas simples podem transformar seu hospital e deixá-lo menos suscetível a essas infecções, tornando-o mais seguro aos seus pacientes. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que podem ser adotadas com o intuito de prevenir o risco de infecção hospitalar.

Lavar as mãos com frequência 

As mãos são bastante usadas pelos profissionais da saúde durante suas rotinas. Por isso, a higienização delas é essencial. Essa prática simples diminui de maneira considerável os níveis de doenças infectocontagiosas e demais problemas. 

Importante utilizar sabonete, álcool em gel ou outra substância capaz de evitar a contaminação por germes, bactérias e demais microrganismos. 

Usar materiais descartáveis

Luvas, toucas, seringas, agulhas, gaze, máscaras… Os materiais descartáveis reduzem muito os riscos de contaminação hospitalar e ajudam na proteção dos funcionários. 

 Esterilizar materiais

Outra prática fundamental é a esterilização de materiais. 

Todas as unidades de saúde devem ter um Centro de Materiais e Esterilização (CME), que é um setor responsável por elevar a prevenção de infecção hospitalar ao praticar técnicas de esterilização

Usar os EPIs adequados

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é imprescindível. Máscaras, luvas, óculos de proteção, aventais e toucas são de uso obrigatório às pessoas que trabalham em hospitais. 

O dia a dia desses profissionais envolve riscos ocasionados pela manipulação de produtos químicos, fluidos corporais e contato com pessoas infectadas, por isso o uso desses equipamentos é indispensável. 

Respeitar os protocolos de limpeza

Toda unidade de saúde segue um protocolo de limpeza específico. Os funcionários precisam se atentar a essas normas de higienização, bem como às orientações dos gestores. 

Assim, é possível manter um trabalho de qualidade e seguro!

Conte com o COLMEIA para ajudar na missão de otimizar a gestão de seu hospital!


Fale com nossos consultores 

0800 707 5900

(35)998029995

(35)37299929


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE