0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Qual a importância da medicina preventiva?

20/05/2021
Qual a importância da medicina preventiva?

Saiba como aumentar a qualidade de vida dos seus pacientes utilizando esse método inovador.


Veja como o bem-estar e qualidade de vida dos seus pacientes darão um salto qualitativo com a medicina preventiva.


A medicina preventiva tem ganhado destaque no mundo, por entendermos hoje que qualidade de vida e bem-estar dependem de uma integração entre o bem-estar físico, mental e social.

O foco dessa prática sai do “tratamento da doença” para uma abordagem mais ampla que leva em conta a manutenção da saúde,  sendo o primeiro passo a mudança de hábitos nocivos para hábitos que cooperem para qualidade de vida dos pacientes.

Continue a leitura e descubra as principais áreas de atuação e os benefícios da medicina preventiva.


Principais áreas de atuação da medicina preventiva

Antes de propor as alterações nos hábitos do paciente, o médico especialista em medicina preventiva deve realizar uma pesquisa aprofundada, visando conhecer seu paciente, seu histórico pessoal e familiar, estilo de vida e estado emocional.

Para facilitar e organizar o tratamento, cada área de atuação se ocupa com determinadas funções, tais como:


Prevenção primária

Prevenção feita antes do aparecimento da doença. Esta área atua para evitar a ocorrência da doença e sua permanência no organismo, sendo a principal abordagem.


Prevenção secundária

Neste caso, incluem-se os métodos de diagnóstico e tratamento no estágio inicial das doenças, visando impedir a evolução e agravamento dos danos no organismo.


Prevenção terciária

Aqui o objetivo é diminuir o impacto negativo da doença, não permitindo sua evolução e reduzindo as possíveis complicações.


Prevenção quaternária

Modelo de prevenção utilizado para evitar ou diminuir os efeitos colaterais de intervenções médicas em excesso.


Benefícios da medicina preventiva

Entre os exemplos práticos de ações que envolvem o método da medicina preventiva estão a prática de atividades físicas, manter uma dieta balanceada, parar de fumar e realizar os exames médicos sempre.

Além de garantir a qualidade de vida dos pacientes, a medicina preventiva traz benefícios para as gestões de saúde, já que reduz a necessidade dos custos assistenciais e gera resultados extremamente positivos em programas estruturados para a promoção da saúde.

Para implementar de forma organizada e eficaz a medicina preventiva em sua instituição de saúde, gestores devem procurar a ajuda de um software desenvolvido especialmente para atender as necessidades desses setores.


O COLMEIA - Software de Gestão Hospitalar - oferece uma arquitetura com células operacionais que ajudam a gestão hospitalar a organizar clínicas e hospitais de todas as complexidades. Assim, sua gestão terá mais tempo para dedicar-se integralmente aos pacientes.


Evolua ao lado de quem entende de saúde e tecnologia!

Fale com nossos consultores

0800 707 5900

(35)3729-9929

Acompanhe nossas redes

@sistemacolmeia


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.