0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Humanização: Como inserir nos processos hospitalares

20/04/2021
Humanização: Como inserir nos processos hospitalares

Saiba como colocar em prática as orientações para um atendimento humanizado em seu hospital


Conheça as orientações e práticas para aplicar a Humanização em sua gestão hospitalar.

Ouvimos muito falar sobre atendimento humanizado na gestão hospitalar, mas como realmente colocá-lo em prática nos processos diários?

Primeiramente, o conceito de Humanização na saúde refere-se a um conjunto de práticas e recursos que visam melhorar o relacionamento entre pacientes e profissionais da saúde. 

Nesse sentido, não basta apenas estar atento à enfermidade do paciente, mas sim entendê-lo de forma integral. Pois, em muitos casos, o paciente não está preparado emocionalmente para lidar com algum diagnóstico ou doença. 

Para que um acolhimento de qualidade possa ocorrer, é importante realizar uma escuta ativa, considerando as dores dos pacientes, assim como suas opiniões. 

Sabemos que manter essa atenção em uma rotina, muitas vezes, sobrecarregada  dos hospitais não é uma tarefa fácil.

Portanto, a Humanização exige também que os profissionais de saúde possam contar com uma boa infraestrutura e qualidade dos serviços prestados. Continue a leitura e descubra como colocar em prática um acolhimento mais humanizado e melhorar sua gestão hospitalar.


Como aplicar a humanização nos processos hospitalares

O primeiro passo é verificar se seu hospital está realizando total ou parcialmente as práticas de humanização. Os gestores devem atentar-se aos seguintes pontos:


  • ética profissional;

  • tratamento individualizado;

  • respeito às diferenças e diversidades;

  • empatia e atenção no acolhimento;

  • comunicação clara e eficaz;

  • infraestrutura adequada.


Uma mulher idosa negra está sentada em uma cadeira de rodas sorrindo, recebe um abraço de uma médica negra com jaleco azul e com um medidor de pressão no pescoço.

Uma mulher idosa negra está sentada em uma cadeira de rodas sorrindo, recebe um abraço de uma médica negra com jaleco azul e com um medidor de pressão no pescoço.

A integralidade entre técnica e qualidade é fundamental quando nos referimos aos serviços de saúde. Além desses pontos, o PNHAH (Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar) orienta ainda outras práticas para auxiliar no processo de implementação do atendimento humanizado, entre as técnicas:


Capacitação da equipe

Manter a equipe alinhada, através de cursos e treinamentos que possibilitem o aperfeiçoamento das capacidades humanas e técnicas. Além disso, é preciso estabelecer metas, objetivos e desafios voltados à aplicação de práticas humanizadas.


Manter uma boa comunicação

Todos os profissionais devem estar atentos à forma de se comunicar, para que ela seja clara, transparente e objetiva. O maior cuidado é evitar os conceitos técnicos e trazer as questões mais próximas para a realidade de cada um.


Tecnologia e saúde

Humanizar a gestão de saúde também passa pela tecnologia. Parece contraditório, mas a tecnologia permite agilizar e organizar processos, deixando mais tempo livre para que os profissionais possam dedicar-se às questões condizentes aos cuidados e à escuta. 

Contratar um software de gestão hospitalar ajuda a otimizar o Prontuário Eletrônico de Pacientes, realizar a Prescrição eletrônica, além de gerar métricas sobre a infraestrutura e serviços hospitalares que irão contribuir para tomadas de decisão mais assertivas. 


Benefícios da Humanização nos hospitais

A aplicação da Humanização nos processos hospitalares é complexa, pois exige uma corresponsabilidade entre a equipe e uma mudança na cultura no atendimento dos pacientes.

Porém, o esforço vale a pena, pois os benefícios para seu hospital são imensos. Entre eles, destaca-se o atendimento humanizado, que pode gerar a memorização afetiva do paciente, que irá lembrar de como foi tratado e de como se sentiu aliviado.

Outro ponto é que a Humanização reflete também no tratamento dos funcionários, que se sentem mais motivados por serem ouvidos e sentem-se também íntegros com o seu trabalho sendo reconhecido.


Soma-se a estes benefícios a melhora de modo geral da qualidade dos serviços: atendimento, ambiente e tratamentos tornam-se mais eficazes na cura das enfermidades e doenças.

O COLMEIA - Software de Gestão Hospitalar oferece uma arquitetura com células operacionais que ajudam a gestão hospitalar a organizar clínicas e hospitais de todas as complexidades. Assim, sua gestão terá mais tempo para dedicar-se integralmente aos pacientes.


Evolua ao lado de quem entende de saúde e tecnologia!

Fale com nossos consultores

0800 707 5900

(35)3729 - 9929

Acompanhe nossas redes

@sistemacolmeia


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE