Saiba como colocar em prática as orientações para um atendimento humanizado em seu hospital
Conheça as orientações e práticas para aplicar a Humanização em sua gestão hospitalar.
Ouvimos muito falar sobre atendimento humanizado na gestão hospitalar, mas como realmente colocá-lo em prática nos processos diários?
Primeiramente, o conceito de Humanização na saúde refere-se a um conjunto de práticas e recursos que visam melhorar o relacionamento entre pacientes e profissionais da saúde.
Nesse sentido, não basta apenas estar atento à enfermidade do paciente, mas sim entendê-lo de forma integral. Pois, em muitos casos, o paciente não está preparado emocionalmente para lidar com algum diagnóstico ou doença.
Para que um acolhimento de qualidade possa ocorrer, é importante realizar uma e9918scuta ativa, considerando as dores dos pacientes, assim como suas opiniões.
Sabemos que manter essa atenção em uma rotina, muitas vezes, sobrecarregada dos hospitais não é uma tarefa fácil.
Portanto, a Humanização exige também que os profissionais de saúde possam contar com uma boa infraestrutura e qualidade dos serviços prestados. Continue a leitura e descubra como colocar em prática um acolhimento mais humanizado e melhorar sua gestão hospitalar.
Como aplicar a humanização nos processos hospitalares
O primeiro passo é verificar se seu hospital está realizando total ou parcialmente as práticas de humanização. Os gestores devem atentar-se aos seguintes pontos:
ética profissional;
tratamento individualizado;
respeito às diferenças e diversidades;
empatia e atenção no acolhimento;
comunicação clara e eficaz;
infraestrutura adequada.
Uma mulher idosa negra está sentada em uma cadeira de rodas sorrindo, recebe um abraço de uma médica negra com jaleco azul e com um medidor de pressão no pescoço.
A integralidade entre técnica e qualidade é fundamental quando nos referimos aos serviços de saúde. Além desses pontos, o PNHAH (Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar) orienta ainda outras práticas para auxiliar no processo de implementação do atendimento humanizado, entre as técnicas:
Capacitação da equipe
Manter a equipe alinhada, através de cursos e treinamentos que possibilitem o aperfeiçoamento das capacidades humanas e técnicas. Além disso, é preciso estabelecer metas, objetivos e desafios voltados à aplicação de práticas humanizadas.
Manter uma boa comunicação
Todos os profissionais devem estar atentos à forma de se comunicar, para que ela seja clara, transparente e objetiva. O maior cuidado é evitar os conceitos técnicos e trazer as questões mais próximas para a realidade de cada um.
Tecnologia e saúde
Humanizar a gestão de saúde também passa pela tecnologia. Parece contraditório, mas a tecnologia permite agilizar e organizar processos, deixando mais tempo livre para que os profissionais possam dedicar-se às questões condizentes aos cuidados e à escuta.
Contratar um software de gestão hospitalar ajuda a otimizar o Prontuário Eletrônico de Pacientes, realizar a Prescrição eletrônica, além de gerar métricas sobre a infraestrutura e serviços hospitalares que irão contribuir para tomadas de decisão mais assertivas.
Benefícios da Humanização nos hospitais
A aplicação da Humanização nos processos hospitalares é complexa, pois exige uma corresponsabilidade entre a equipe e uma mudança na cultura no atendimento dos pacientes.
Porém, o esforço vale a pena, pois os benefícios para seu hospital são imensos. Entre eles, destaca-se o atendimento humanizado, que pode gerar a memorização afetiva do paciente, que irá lembrar de como foi tratado e de como se sentiu aliviado.
Outro ponto é que a Humanização reflete também no tratamento dos funcionários, que se sentem mais motivados por serem ouvidos e sentem-se também íntegros com o seu trabalho sendo reconhecido.
Soma-se a estes benefícios a melhora de modo geral da qualidade dos serviços: atendimento, ambiente e tratamentos tornam-se mais eficazes na cura das enfermidades e doenças.
O COLMEIA - Software de Gestão Hospitalar oferece uma arquitetura com células operacionais que ajudam a gestão hospitalar a organizar clínicas e hospitais de todas as complexidades. Assim, sua gestão terá mais tempo para dedicar-se integralmente aos pacientes.
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