0800 707 5900 35 9 9802 9995 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Inovação hospitalar: Qual a importância?

30/11/2020
Inovação hospitalar: Qual a importância?

Vá além da transformação digital do seu hospital, saiba como otimizar sua organização de forma eficiente.


Como mudar a forma que seu hospital é visto, trazendo maior confiança para os pacientes e mais cooperação entre a equipe?


Essa é uma questão que passa pela cabeça dos gestores hospitalares que buscam transformar o ambiente “frio e distante” dos hospitais em locais de acolhimento e segurança para os pacientes. 


Visando melhorar a organização e a gestão hospitalar de maneira abrangente é que a inovação hospitalar entra no cenário, trazendo soluções que podem ser implementadas em um curto tempo e obtendo resultados excelentes.


Além disso, ter uma postura inovadora é buscar a otimização do desempenho do sistema de saúde, trazendo melhorias para todas as áreas, como: tratamentos, diagnósticos, educação, divulgação, prevenção, pesquisas e qualidade.


A seguir, falaremos um pouco sobre a importância da tecnologia e como inovar indo além da própria transformação digital em hospitais de pequena, média e grande complexidade.



Como a tecnologia pode auxiliar seu hospital 


Com a pandemia causada pelo Covid-19, a prática da Telemedicina ganhou destaque nas pautas de inovação hospitalar como uma alternativa segura e ágil para que os atendimentos pudessem continuar à distância.


Em síntese, a Telemedicina é definida como exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças, lesões e promoção de saúde. 



A prática já está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com a Resolução 2.227/18. Os benefícios que esta inovação traz para a saúde são: a facilidade na troca de conhecimentos entre os profissionais, agilidade e precisão na comunicação entre paciente e médicos e, claro, expansão da capacidade de atendimento e crescimento do hospital.


Outra grande contribuição da tecnologia para a saúde é a utilização do Big Data dentro dos hospitais. Por sua vez, essa tecnologia utiliza o grande volume de dados de alta complexidade e cria correlações entre eles, trazendo relatórios completos para o hospital.


Com esses relatórios em mãos, o gestor hospitalar tem uma visão mais precisa e completa dos fluxos e necessidades do hospital, dessa forma ele pode tomar decisões mais precisas. 



Ir além da tecnologia também é inovar


Sempre que falamos sobre inovação, independente da área, relacionamos as práticas apenas à transformação digital. Inovação hospitalar vai além de implementar a tecnologia em seus processos internos. 


A partir desse entendimento, a capacitação constante dos funcionários ganha lugar significativo entre as boas práticas inovadoras, para que a equipe tenha ferramentas, tanto técnicas quanto de gestão, para lidar com as mudanças do setor.


Além disso, acrescentar a cultura de feedback aos funcionários promove uma grande transformação. Isso porque quem está na linha de frente sabe o que faz ou não sentido na rotina da organização. Acrescenta-se também que essa prática gera o sentimento de pertencimento dos funcionários, que farão seu trabalho mais satisfeitos.


Conheça o  Colmeia - Sistema de Soluções para Gestão Hospitalar. Nosso sistema de solução conta com agilidade e precisão para atender hospitais de alta, média e baixa complexidade. Evolua ao lado de quem entende de saúde e tecnologia!


Fale com nossos consultores 

(35)998029995

0800 707 5900

(35)37299929




Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE