0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Quais são os benefícios de um software com gestão de leitos?

29/10/2020
Quais são os benefícios de um software com gestão de leitos?

Conheça como os softwares hospitalares auxiliam o gerenciamento dos leitos.


A estrutura de um hospital é medida por muitos fatores, entre eles a eficiência da gestão dos leitos hospitalares. Um bom gerenciamento de leitos reflete na otimização do atendimento e satisfação dos clientes.

A gestão de leitos hospitalares está intimamente ligada a sustentabilidade econômica e redução de desperdícios no sistema de saúde. Um dos indicadores fundamentais para essa gestão, especificamente, é a taxa de ocupação hospitalar.

Uma taxa de ocupação hospitalar acima de 100% evidencia que a quantidade de leitos disponíveis não está sendo suficiente para atender os pacientes, podendo necessitar de leitos extras. Por outro lado, uma taxa abaixo do percentual, mostra que a instituição tem estrutura suficiente par9918a a demanda.

Entre os desafios encontrados em uma gestão de leitos hospitalares encontram-se: a falta de informações  sobre leitos, assim como a ausência de controle e registros atualizados. Situações como essas acabam gerando as grandes demoras no atendimento afetando, dessa forma,  os clientes.

A seguir, separamos os principais benefícios que uma gestão hospitalar eficiente traz para os hospitais de todos os portes.

Redução de tempo ocioso

Com o controle automatizado dos leitos, é possível reduzir consideravelmente o tempo que eles ficam sem uso. Isso diminui as filas e agilizam as internações. Desse modo, os pacientes são melhor atendidos pelos hospitais e planos de saúde.

Organize a entrada dos pacientes cirúrgicos eletivos

A organização correta dos leitos permite separar, da melhor forma, os pacientes emergenciais ou cirúrgicos eletivos. A permanência de pacientes aguardando procedimento nos hospitais também pode ser reduzida, evitando assim a sobrecarga desnecessária.

Através da automatização e digitalização dos processos internos, estas informações são mais fáceis de serem encontradas e mensuradas, assim pode-se decidir quais são as prioridades dos leitos.

Controle dos indicadores de eficiência do uso do leito
Como demonstrado no começo deste artigo, os indicadores são fundamentais para que haja o controle eficaz da gestão hospitalar,  sendo possível dessa forma tomar decisões mais assertivas. 

Monitorando os resultados, é possível verificar se as ações e operações estão trazendo os resultados necessários. Entre os principais indicadores estão média de permanência, índice de rotatividade e intervalo de substituição.

Tecnologia a favor da gestão de leitos
A transformação tecnológica traz benefícios a todas as áreas da saúde, tanto para as instituições e profissionais quanto para os pacientes. 

Mensurar a entrega de valor é uma tarefa complexa que precisa de auxílio de um software especializado em gestão hospitalar. Dentre os principais recursos que podem ser encontrados em um software de gerenciamento de hospitais, como  Colmeia, estão:

  • Gestão completa de Internação, Pronto Atendimento e Atendimento Ambulatorial;

  • Agendas de consultas médicas, cirúrgicas e exames; 

  • Controle total de leitos, ocupação, reservas, manutenção;

  • Prontuário Eletrônico Médico e Enfermagem, cumprindo as normas do CFM e SBIS, entre outros.


Por fim, uma boa gestão de leitos também depende de uma gestão hospitalar eficiente que conte com tecnologia especializada para atender hospitais de alta, média ou baixa complexidade.  Conheça o  Colmeia - Sistema de Soluções para Gestão Hospitalar,  evolua ao lado de quem entende de saúde e tecnologia!


Fale com nossos consultores 

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Telefone)

Acompanhe nossas redes
Instagram: @sistemacolmeia
Facebook: @sistemacolmeia
www.sistemacolmeia.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.