0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Como o Colmeia pode contribuir para sua auditoria hospitalar

16/10/2020
Como o Colmeia pode contribuir para sua auditoria hospitalar

Potencialize sua auditoria hospitalar utilizando um software especializado para gestão de hospitais de todos os portes.


A formação e conhecimentos do auditor hospitalar são de extremo valor, compreendendo conhecimentos da legislação da saúde, gestão e administração hospitalar.

Porém, mesmo com todo o conhecimento acumulado, seja em uma auditoria feita por uma pessoa ou em equipe, em grande parte das vezes os gestores encontram dificuldades em acompanhar e controlar todas as tarefa9918s. 

Isso ocorre porque a auditoria hospitalar é complexa e multidisciplinar. Por isso, seus auditores procuram por soluções específicas em gestão hospitalar, que auxiliem na unificação e otimização de todas suas tarefas.

Iremos tratar neste artigo mais detalhadamente do que compõe a auditoria hospitalar, assim como da tecnologia que têm sido presença fundamental no processo de otimização hospitalar.


O que é  a Auditoria Hospitalar ?

Em síntese, a auditoria hospitalar é uma ferramenta de avaliação em profundidade do desempenho de procedimentos no ambiente hospitalar. Entre suas principais funções está a manutenção da gestão de um hospital de acordo com as normas da saúde.

Entre as tarefas do auditor estão a revisão dos protocolos,  mensuração de boas práticas, análise de prontuários, acompanhamento de tarefas e a avaliação de eficiência.

A auditoria pode ser feita por apenas uma pessoa ou uma equipe, pode ser interna (equipe formada por colaboradores do próprio hospital) ou externa (consultoria), e ainda pode ser mista.

Quanto aos períodos em que pode ser feita uma auditoria estão:

Auditoria contínua: começa de onde parou a última auditoria e é realizada em períodos pré-determinados;

Auditoria periódica: não tem relação de continuidade com a auditoria anterior e é feita em um período determinado.


Além da periodicidade, as auditorias se diferenciam por tipos, de acordo com suas funções:


  • Retrospectiva: acontece depois da alta do paciente. Entre os pontos avaliados estão: prescrições médicas, métodos de admissão do paciente, preenchimento de guias, etc;

  • Concorrente: estas são feitas durante a internação, por enfermeiros responsáveis pelas contas. Através das visitas diárias, confere-se a legitimidade dos itens no prontuário;

  • Preventiva: antes de colocar os procedimentos em prática, os médicos fazem uma espécie de “teste piloto” que é enviado para liberação de procedimentos ou guias de convênio;

  • Operacionais: age diretamente nas rotinas operacionais da assistência. Entre seus procedimentos estão: o prontuário do paciente, a avaliação de performance e questionários aplicados aos pacientes;

  • Analíticas: tem como objetivo realizar uma avaliação detalhada e global de todo escopo hospitalar.


Destaca-se que esse trabalho não abrange apenas o setor de faturamento hospitalar, mas todos os outros setores. Para uma visão mais integrada, o time de auditores pode ser formado por administradores, gestores da saúde, enfermeiros especializados em auditorias de conta.  


COLMEIA: A tecnologia a favor da Auditoria Hospitalar

A tecnologia está cada vez mais presente e atuante dentro dos hospitais, clínicas e consultórios médicos.

Por meio de um software especializado, auditores e gestores hospitalares conseguem cumprir os valores de uma gestão de qualidade. Nesse sentido, a transparência, diálogo e cultura corporativa bem consolidada são metas de uma auditoria hospitalar eficiente.

O Colmeia, software de gestão hospitalar, está constantemente atualizado com as normas da área da saúde e traz muitas funcionalidades para os hospitais de todo porte, entre elas:


  • Agendas de consultas médicas, cirúrgicas e exames;

  • Prontuário Eletrônico Médico e Enfermagem, cumprindo as normas do CFM e SBIS;

  • Faturamento completo de Convênios (TISS/XML), SUS (AIH, BPA e APAC) e Particular;

  • Gerenciamento financeiro completo de contas a pagar e receber com emissor de NFEs; 


Além disso, um software que integra os setores e tarefas ajuda a aumentar os indicadores de qualidade do hospital (eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade e equidade).

E por fim, o sistema COLMEIA conta com uma função exclusiva chamada POPH - Processos Operacionais Padrão do Hospital, onde os processos completos de todos os setores podem ficar padronizados para pesquisas e informações.

Esse conteúdo foi proveitoso para você? Aproveite e conheça mais sobre o Colmeia - Sistema de Soluções para Gestão Hospitalar.  Uma solução inteiramente dedicada a hospitais de alta, média ou baixa complexidade. Conte também com treinamento contínuo para seus colaboradores!


Fale com nossos consultores 

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Tel)

Acompanhe nossas redes
Instagram: @sistemacolmeia
Facebook: @sistemacolmeia
www.sistemacolmeia.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.