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Veja como um software eficiente contribui para evitar as glosas hospitalares

08/10/2020
Veja como um software eficiente contribui para evitar as glosas hospitalares

Entenda como a tecnologia aplicada a gestão hospitalar pode prevenir a ocorrência das glosas hospitalares.


Os altos índices de glosas hospitalares acabam gerando excesso de processos burocráticos que atrasam a rotina dos hospitais. No entanto, existem soluções específicas para evitar esses erros e melhorar a gestão hospitalar como um todo. 

Um verdadeiro desafio para os gestores, as glosas hospitalares provém de ajustes na cobrança de um serviço prestado, que podem ser um valor menor ou maior que o devido, gerando divergências no faturamento da organização. 

Caso você tenha detectado esse problema no seu hospital, esta leitura irá mostrar um caminho possível para solucionar esta questão.


Afinal, o que é glosa hospitalar?

A definição mais usual para glosa é quando são feitos ajustes na cobrança do serviço prestado. O valor cobrado pode ser tanto um valor menor quanto maior.

As glosas hospitalares acontecem quando não ocorre o pagamento correto dos atendimentos, consultas, exames, entre outros serviços prestados pelas operadoras de saúde.

Entre os tipos de glosas estão:

  • Administrativas: provém de falhas operacionais, na maior parte dos casos devido à má comunicação entre os prestadores, convênios e erros nas documentações;

  • Técnicas: vinculam-se diretamente aos serviços médicos prestados, necessitam da presença de um auditor técnico. Elas podem ser, por exemplo, a falta de uma prescrição médica para procedimentos, descrições incompletas em prontuários, entre outros;

  • Lineares: trata-se das glosas relacionadas aos convênios como sistema de faturamento, gastos, indicadores, etc.

Os fatores que geram as glosas, como podemos ver, são variados e complexos. Por isso, necessitam de uma solução integrada que consiga mapeá-las e identificar as melhores formas de evitá-las.


Tecnologia auxilia a controlar e evitar as glosas hospitalares

Para que o hospital funcione integralmente, os setores financeiro e de faturamento devem ter uma gestão otimizada

Visando a prevenção de glosas hospitalares, as instituições procuram desenvolver um controle eficiente das autorizações de procedimentos,  auditorias internas para verificar a efetividade dos processos e prontuários. Além disso, aplicam sistemas da tecnologia da informação para organizar e otimizar esses fluxos internos.

No sentido de auxiliar a gestão hospitalar, entre alguns pontos fundamentais em que um software especializado pode cooperar estão:

  • Sistema de gestão hospitalar integrado: tem a capacidade de evitar falta de informações sobre o paciente, em prescrições médicas e materiais incompatíveis com o procedimento;

  • Sistema de prontuários eletrônicos: evita falhas operacionais de escrita ou erros causados no prontuário manual. Além disso, padroniza e otimiza os processos;

  • Treinamento dos funcionários: capacitar continuamente os colaboradores promove a excelência de realização das tarefas, reforçando sempre a percepção do negócio e a importância de cada função.


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