0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

7 passos para realizar uma gestão hospitalar de sucesso

13/08/2020
7 passos para realizar uma gestão hospitalar de sucesso

Supere os obstáculos e veja o passo a passo que todo gestor hospitalar de sucesso segue.


A gestão hospitalar requer um amplo know how e visão de negócio, por isso seus profissionais precisam estar atentos às necessidades do dia a dia do hospital, além de procurar constantemente formas de otimizar seu trabalho.

Obstáculos e erros podem ser evitados, através de uma gestão mais integrada, reduzindo burocracias e capacitando colaboradores.

Os 7 passos para que um gestor hospitalar tenha resultados positivos e otimize sua gestão são: 

  1. Desburocratizar processos;

  2. Oferecer atendimento humanizado aos pacientes;

  3. Mudar/ Capacitar seus colaboradores;

  4. Integrar informações e processos;

  5. Aplicar o conceito de sustentabilidade;

  6. Criar métricas e análises de resultados;

  7. Utilizar a tecnologia.


Continue lendo o artigo e saiba detalhadamente o passo a passo de como aplicar uma gestão de sucesso para hospitais.


1 - Desburocratizar processos é preciso

A tendência de grandes e pequenas empresas é a desburocratização dos negócios. Foi-se a época em que protocolos, documentos e assinaturas geravam atrasos e toneladas de papel.

Entre as regras básicas para diminuir processos burocráticos em excesso estão:

  • Dar autonomia para seus colaboradores e capacitá-los para tomar decisões;

  • Trabalhar com prazos factíveis  e dividir seu dia em  bloco de atividades balanceados;

  • Analisar com frequência se seus processos ainda fazem sentido, o tempo de resposta, a quantidade de pessoas envolvidas, possíveis erros e o que pode ser melhorado?

Otimizando os processos sua equipe terá mais tempo para dedicar-se ao que realmente importa, atender aos pacientes com excelência.


2 - Ofereça atendimento humanizado aos pacientes


A primeira impressão pode não ser a única que conta, mas com certeza ela transforma a experiência dos pacientes. Por isso, é tarefa de um bom gestor hospitalar estar atento ao atendimento oferecido.

De um lado, temos o conjunto de capacidades de comunicação e atenção dos colaboradores que fazem o atendimento. Elas incluem a empatia, a busca por conexão e expressão de forma clara e didática.

De outro lado, é preciso contar com uma estrutura tanto física que esteja organizada e limpa, para receber o paciente. Além disso, a integração de informações e processos através da tecnologia é um fator que irá otimizar seus resultados!


3 - Integre informações e processos

Falando agora, particularmente desse passo, a integração de informações e processos reduz custos e melhora sua performance, já que a cadeia operacional estará mais interligada.

De forma sintética, o princípio deste processo é justamente a união e a centralização de todos os processos de uma empresa. Assim é possível gerir os estoques, encontrar informações e cruzá-las com mais facilidade e garantir a segurança dos dados dos pacientes.

Sistemas informatizados ou de gestão, são um grande aliado para integrar informações e padronizar processos.


4- Capacite seus colaboradores


Não basta ter um sistema de gestão e processos otimizados sem que seus colaboradores tenham as habilidades necessárias para colocá-los em prática.

Por isso, o treinamento de sua equipe é feito de forma contínua e deve sempre ser atualizada. Além disso, desde de a admissão do novo colaborador é fundamental que ele saiba o seu papel e responsabilidades dentro do hospital.

5- Aplique o conceito de sustentabilidade


Os resíduos hospitalares requerem cuidados específicos na hora do descarte, para evitar os riscos de contágio perigosos como mercúrio, chumbo e cobre.

Poupe recursos digitalizando processos que ainda dependem do papel. Para quando for necessário a impressão você pode optar pelos processos de outsourcing de impressão, economizando nos gastos.

Uma gestão sustentável diminui custos e torna o ambiente hospitalar mais agradável para seus usuários e para o meio ambiente.


6- Crie métricas e análises de resultados

De nada adianta otimizar processos, capacitar profissionais e criar um hospital sustentável sem métricas e análise de resultados.

Para você, gestor hospitalar, ter em mãos todas as informações e analisar aquilo que realmente funciona e o que precisa ser aperfeiçoado avalie suas métricas pelo menos entre 3 a 6 meses.

Atualmente, sistemas de gestão que possuem ferramentas como Business Intelligence permitem que as análise de resultados sejam feitas em tempo real.

7- Utilize a tecnologia


Em cada um desses passos ela esteve presente. A tecnologia é onipresente nas rotinas dos hospitais e atualmente a dificuldade de um gestor é escolher aquela que realmente melhor se aplica a seu setor.

O Sistema COLMEIA é um software especializado em Gestão Hospitalar dedicado a hospitais de alta, média ou baixa complexidade, com células operacionais integradas que suprem todas as necessidades de um hospital.


Fale com nossos consultores 

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats)


Acompanhe nossas redes
@sistemacolmeia

www.sistemacolmeia.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.